Como a geolocalização pode ser usada na estratégia de marketing?

A geolocalização além de oferecer mapas e traçar rotas de origens e destinos, também possibilita a coleta e análise do comportamento do consumidor, sendo considerada uma nova ferramenta de marketing.

Para ambientes fechados, como shoppings, lojas e até centros de convenções, estão sendo aplicadas duas alternativas tecnológicas para a identificação da posição do usuário. A triangulação do sinal de Wi-fi (sem necessidade do aplicativo) ou os Beacons, pequenos sensores que podem forneceruma imagem detalhada de como os clientes compram ou se relacionam dentro do ambiente.

Os varejistas podem usar estes dados para o comportamento do cliente na loja, permitindo também a apresentação de ofertas oportunas, conforme o perfil. Embora as ofertas baseadas em localização não sejam novas, a análise e inteligência aplicada, levarão a personalização da oferta para outro nível. Pense nisso como a versão atualizada dos cartões de fidelidade, preenchida com muito mais dados.

Recentemente as marcas também descobriram o poder da realidade aumentada aliada a geolocalização, veja o sucesso do Pokémon Go, que utiliza a geolocalização para manipular a realidade exibindo novas situações, como se estivessem fisicamente presentes.

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Se pensarmos na publicidade, a realidade aumentada pode ser usada para aprimorar a experiência do usuário quando o anúncio aparece com mais informações e interatividade que um formato estático e tradicional. Usando esta premissa, imagine ser impactado em um dia de muito calor com esta mensagem: “João, muito calor?! Por que não comer uma salada especial com um suco bem gelado? Estamos oferecendo um desconto especialmente para você”.

As possibilidades são inúmeras…


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