Novidades Google – Maio de 2021

Novidades Google

Durante o painel para desenvolvedores do Google I/O, em maio de 2021, o Google apresentou novidades. Vamos as principais?!

Google confirmou que reduziu de 30% para 15% a comissão recolhida dos desenvolvedores de aplicativos na Play Store. A redução vale até o primeiro US$ 1 milhão de receita do criador do Aplicativo.

Com essa mudança, em torno de 99% dos desenvolvedores que vendem produtos e serviços digitais com o Play Store, terão uma redução de 50% nas comissões cobradas pelo Google.

Os custos e controles das lojas de aplicativos são uma grande questão para a Apple e para o Google.

Para os aplicativos de jogos para Android, veio a obrigatoriedade de usar o Android App Bundle no desenvolvimento. Atualmente, 1 milhão de apps foram lançados ou estão em desenvolvimento por meio desta biblioteca, reduzindo em até 35% o tamanho do jogo.

A publicação com o Android App Bundles ajuda os usuários a instalar o aplicativo com os menores downloads possíveis e aumenta o limite de tamanho de download compactado para 150 MB. Ou seja, quando um usuário faz o download do seu app, o tamanho total dos APKs compactados exigidos para instalá-lo (por exemplo, APK base + APKs de configuração) precisa ser de, no máximo, 150 MB.

Os desenvolvedores poderão usar também o Play Asset Delivery: a solução do Google Play para fornecer grandes quantidades de recursos de jogos que oferecem aos desenvolvedores métodos de envio flexíveis e alto desempenho.

Outra Novidades Google comemorada pela equipe no evento, foi o registro de 140 bilhões de downloads na Play Store nos últimos 12 meses.