Existem várias formas de criar ideias para o seu negócio prosperar. Não existe certo ou errado. O importante é você focar em uma “dor” e executar uma belíssima execução.
Confira dois modelos que podem ajudar no momento de definir a ideia principal.
User EntrepreneurshipSe traduzirmos para o português, o empreendedorismo do usuário descreve negócios iniciados por pessoas que criam um produto ou serviço inovador para resolver uma “dor” própria ou de alguém próximo a ela.
Depois de pesquisar o mercado, você chega à conclusão que a necessidade não poderá ser atendida por produtos ou serviços disponíveis no mercado. Incapaz de encontrar, você desenvolve um protótipo para uso pessoal – com alto grau de acertos e erros.
A próxima etapa é utilizar o protótipo. Quando outras pessoas observarem, os primeiros feedbacks chegarão e, às vezes, até com interesse na utilização. Assim, estes feedbacks gerados de forma espontânea, levarão você a entender que a resolução do problema pode ser uma oportunidade comercial.
Vantagens• Normalmente, você é um profundo conhecedor do problema;
• O teste pode ser feito rapidamente – pois o problema está no seu dia a dia;
Desvantagens• O que funciona para você, não necessariamente funcionará para todos;
• Considerar a ideia sensacional e sem problemas;
CopyCatNeste modelo, você replica um negócio existente que já tenha validação do mercado. Isto pode ser feito em um modelo que podemos chamar de “tropicalização” – onde você importa uma ideia de outro país e a aplica no Brasil– ou no caso de você importar um modelo de negócio já existente em outro mercado, para corrigir suas falhas por meio de adaptações no seu mercado.
Está claro que estamos vivendo a “era do similar” e o modelo CopyCat está muito presente no nosso dia a dia.
Vantagens• Existe um nítido caminho do que se deve fazer no início;
• Por não ser o primeiro deste mercado, não precisaria de altos investimentos para desbravá-lo;
Desvantagens• Se você não conseguir entregar o que o primeiro oferece, existe o risco de uma decepção grande do usuário;
• Se não inovar ou ter excelência na execução, estará fadado a ser sempre o segundo do mercado;
Agora, como validar estas ideias? Como empreendedor, é importante encarar de frente verdades que podem deixar claro que a ideia pode não ter o potencial que você imaginava. E tenha certeza que é melhor descobrir agora do que depois.
Mas só um produto certo para o público certo não faz a diferença, você precisa ter bem definido o seu modelo de negócio. Ou seja, tão importante quanto ter ideias e construir o seu produto, você tem que entender como você cria, entrega e captura valor. E é justamente aqui que auxiliamos no modelo de negócios para a Startup.
Veja também:
Como montar um MVP em diasComo preparar um pitch de sucesso