Permissões de aplicativos estão voltando no Google Play Store

Se é um utilizador Android, então sabe que a Play Store da Google é a sua loja para download de todos os seus aplicativos. Com mais de um milhão de aplicações à sua escolha, quer esteja à procura de um novo jogo ou precise se atualizar com ferramentas de produtividade, a Play Store tem tudo.

A importância da cyber segurança nunca foi tão discuta. A quantidade de aplicativos vem crescendo nos últimos anos e essa tendência continuará no futuro. Atualmente, a maioria dos aplicativos está conectada à nuvem. Isso os torna fáceis de acessar em várias redes diferentes e aumenta seus níveis de vulnerabilidade. Embora proteger as redes seja fundamental, a segurança dos aplicativos é ainda mais importante, pois a maioria dos hackers tenta violar dados encontrando brechas nos aplicativos.

Pensando nisso, o Google está trazendo de volta a seção de “permissões de aplicativos” na sua Loja de aplicativos. O Google decidiu remover esta seção depois de introduzir a segurança de dados, um recurso onde os desenvolvedores declaravam o que seus aplicativos fazem com os dados acessados do usuário. 

google play store

Mas o que estas permissões de aplicativos fazem? As permissões fornecem informações valiosas sobre o que um aplicativo pode fazer uma vez instalado no seu smartphone. 

O Google sempre tentou tranquilizar os usuários de que qualquer desenvolvedor que tentasse enganar a plataforma ou ocultar a verdadeira atividade do seu aplicativo, enfrentaria sanções. Apesar das garantias, os usuários ainda queriam que as permissões de aplicativos permanecessem na Play Store.

E parece que a reclamação funcionou. O Google comunicou recentemente na plataforma Twitter que a privacidade e transparência são valores fundamentais na comunidade Android. “Ouvimos seus comentários de que você considera a seção de permissões de aplicativo no Google Play útil e decidimos reativá-la em breve”.