Publicidade nos Aplicativos a partir do iOS 14.5

Vamos falar sobre as mudanças para os Aplicativos e seus desenvolvedores a partir da atualização do iOS 14.5, em maio de 2021. Confira!


Publicidade nos Aplicativos a partir do iOS 14


A partir desta versão 14.5, o rastreamento de dados está desativado por padrão nos dispositivos Apple. Ok, mas o que isto significa?


Se antes, ao baixar o Aplicativo, o usuário já recebia publicidade direcionada (campanhas in-app), – de acordo com o seu perfil, a partir de agora, este mesmo usuário passará a receber uma publicidade “genérica”. Claro, imaginando um cenário onde grande parte dos usuários não entrarão nas configurações do sistema operacional do seu iPhone e não darão o aceite (opt-in) para que o aplicativo passe a rastrear seus dados.


Esta atualização cria um desafio, pois está na contramão do que fizemos nos últimos anos. Este efeito negativo acontecerá por grande parte dos usuários não darem a autorização, acarretando na falta de precisão nos dados das campanhas in-app.


As marcas reconhecidas pelos usuários terão mais facilidade para conseguir o opt-in, por conta da relação de confiança. Para aplicativos novos, as dificuldades serão maiores. O app precisa do device ID do usuário, para direcionar propagandas relevantes e crescer sua receita.


Com isto em mente, um App Tracking Transparency resultado de um esforço colaborativo para reunir exemplos de Prompts do App Tracking Transparency (ATT) foi criado. Estas mensagens solicitando a autorização do usuário precisam ser humanizadas e bem claras, mostrando os benefícios ao usuário no compartilhamento de dados para obter anúncios relevante.


att


De acordo com os dados da AppsFlyer, a taxa de adoção do iOS 14.5 no Brasil é de 45% e a adesão ao opt-in para receber anúncios está em 54%. Vamos esperar para ver como o mercado vai reagir com a publicidade nos Aplicativos a partir do iOS 14.5.
BLOG
Leia mais sobre as novidades do Mercado.