Entrar no Metaverso: quais equipamentos você precisa?

Você chegou até aqui por ter ouvido falar do Metaverso. O Metaverso vai substituir a internet? Vamos viver no Metaverso? Qual empresa de tecnologia irá dominar o Metaverso?

entrar no metaverso

Mas de onde veio o termo Metaverso? E pode ter certeza, não nasceu com o Facebook. O termo “metaverso” apareceu pela primeira vez em um romance de 1992, chamado de Snow Crash, de Neal Stephenson. Neste romance, Neal se referia a um mundo virtual 3D habitado por avatares de pessoas reais.

Metaverso oferece aos usuários a chance de interagir com outras pessoas nas diferentes plataformas online. O Meta – antigo Facebook – define o Metaverso como “um conjunto de espaços virtuais onde você pode criar e explorar com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico que você”.

O investimento e desenvolvimento desta tecnologia está a todo vapor. 10 bilhões de dólares é o que o Meta irá investir em 2022 no Facebook Reality Labs, sua divisão de Metaverso encarregada de criar hardware, software e conteúdo de realidade virtual. Apple, Snapchat e outras gigantes também estão desenvolvendo seus próprios acessórios.

Se você ficou curioso e quer experimentar a sensação de entrar no Metaverso sem gastar muito, veja a seguir quais equipamentos você precisa.

Como entrar no Metaverso pelo celular?



É inteiramente possível viver a experiência apenas com um smartphone Android ou iOS. Uma boa maneira de iniciar é baixar o Roblox na loja de aplicativos, – um MMO (jogo online com múltiplos jogadores) que permite criar seu mundo virtual -, ao contrário de outras plataformas do Metaverso, no Roblox, você não precisa comprar criptomoedas para começar.

Entrar no Metaverso Roblox

Para criar seu próprio mundo no Metaverso Roblox, a sugestão é usar um computador pela facilidade de utilização da ferramenta de criação de mapas Roblox Studio. Mas o que é o Roblox Studio? É um motor de desenvolvimento de jogos integrado com editores de terreno 3D, ferramentas de som e um editor de código nativo que utiliza uma linguagem de script chamada Lua.

Como usar o Roblox Studio para criar meu próprio mundo virtual? No site da Roblox, faça o login na sua conta, clique nos três pontinhos no canto superior direito e selecione Editar. Uma janela pop-up aparecerá informando que o Roblox Studio está instalando. Uma vez instalado, o Roblox Studio abrirá automaticamente.

roblox studio

Roblox Studio é mais fácil do que motores profissionais como o Unity. Mesmo assim, demandará dedicação para começar a criar seu próprio mundo dentro do Roblox.

Para se ter uma ideia do sucesso, no último ano, o Roblox superou o Minecraft na média de jogadores mensais.

Como entrar no Metaverso pelo computador?



Para usar o Roblox no computador, acesse o site da Roblox e crie uma conta. Quando estiver logado no Roblox, escolha dentre as centenas de jogos criados na plataforma e clique no botão “Jogar”. Importante deixar desabilitado seu bloqueador de pop-ups pois uma janela será exibida informando que o Roblox está instalando. Uma vez instalado, o jogo será aberto automaticamente.

Decentraland – um outro mundo virtual – é baseado na web e pode ser acessado através do computador. De enormes edifícios, a restaurantes, cinemas e hotéis, tudo o que está disponível no mundo físico pode ser encontrado neste metaverso.

Entrar no Metaverso Decentraland

Diferente do Roblox, o Decentraland é baseado em transações de terrenos, propriedades, avatares e itens que os usuários precisam para construir seu mundo. Tudo negociado através da sua própria moeda virtual, a Mana.

Para quem tem um PC, será necessária uma placa com excelente processamento gráfico. Ah… para explorar o Decentraland, você também precisará configurar uma carteira virtual – por exemplo, a MetaMask. MetaMask é um software onde você armazena suas criptomoedas e utiliza para interagir com aplicativos descentralizados, como o Decentraland.

Pelas razões citadas acima, se você está apenas curioso para entrar no Metaverso, nossa sugestão é iniciar sua aventura pelo Roblox.

Existem outras formas de entrar no Metaverso, mas exigirão a compra de headsets e óculos de realidade aumentada.

Leia também:

Marcas de Luxo e o Metaverso: um mercado de bilhões