O que é o Blockchain?

O que é Blockchain? Blockchain é uma tecnologia que permite transferir dados digitais com um sistema de codificação muito complexo e de forma segura.

Neste primeiro momento, sem falar da parte técnica do Blockchain, imagine um livro público, onde todos registram suas transações de ativos de forma transparente e sem alterações maliciosas. Ok, mas o que é um ativo? Um ativo pode ser algo tangível – como a sua casa ou um carro – ou intangível – como o registro de uma marca ou o direito autoral de uma música.

Para tentarmos simplificar o entendimento, a tecnologia Blockchain é uma cadeia de blocos de informações digitais, – blocos sempre associados aos anteriores – que são gerados com um “carimbo” com data e hora específicas. Cada bloco fortalece a verificação do anterior e, portanto, de todo o blockchain.

Um detalhe importante é que esta distribuição acontece de forma descentralizada – sem que ninguém seja dono -, através de uma variedade de “nós” independentes. Imagine um banco de dados com milhares de cópias idênticas mantidas em vários computadores espalhados por uma rede.

blockchain o que é

Os “nós” precisam resolver equações matemáticas complexas para processar uma transação, verificando os dados anonimamente, excluindo intermediários e órgãos centralizadores.

Mas como a distribuição em vários computadores pode ser segura? Na prática, não adiantaria em nada alguém modificar um dos registros do bloco, pois as alterações deveriam ocorrer em todas as cópias presentes nos “nós”. Inviável, não acha?!

Depois que uma transação é adicionada ao bloco, ela não pode ser apagada. Uma vantagem da tecnologia blockchain, oferecendo uma imagem das origens das transações.

Exemplos de aplicações em Blockchain



A tecnologia pode registrar informações sobre transações com criptomoedas, NFT´s ou Contratos inteligentes. Mas não para por aí, praticamente qualquer coisa pode ser rastreada e negociada na rede Blockchain. Imagine em uma indústria, a rede blockchain rastrear pedidos, pagamentos, contas, produção e muito mais.

Você também pode registrar as informações que desejar: quem, o quê, quando, onde, quanto e até a condição — como a temperatura de uma carga de congelados. Incrível, não?!

Falando em criptomoedas, quando as pessoas compram, trocam ou gastam Bitcoin, Etherium ou outra criptomoeda, as transações são registradas em um blockchain.

O blockchain também está sendo usado para processar transações em moeda fiduciária, como dólar ou euro. Isso pode ser mais rápido do que enviar dinheiro por meio de um banco, pois as transações podem ser verificadas mais rapidamente e processadas fora do horário comercial normal.

E o que são Contratos inteligentes? São programas dentro de uma rede blockchain, executados quando condições pré-definidas são atendidas. Imagine automatizar a execução de um acordo, sem envolvimento de nenhum intermediário.

Quer um exemplo? Os contratos inteligentes podem ser acionados na liberação automática de pagamento assim que o comprador e o vendedor atenderem a todos os parâmetros especificados. Isso economiza tempo e também o custo de pagar por um intermediário, como uma instituição financeira.

O blockchain é atualizado quando a transação específica do Contrato Inteligente é concluída. Os registros de transações Blockchain são criptografados, o que os torna muito difíceis de hackear.

Como eu posso aplicar o Blockchain no meu negócio?

O desenvolvimento de uma rede blockchain privada, faz com que a sua empresa gerencie a rede, controlando quem tem permissão para participar e executar protocolos. Os registros continuam compartilhados e podem ser executados por trás de um firewall corporativo e até mesmo hospedado em ambiente local.

Qualquer segmento pode ter benefícios com a tecnologia. De cadeia de suprimentos, saúde, varejo, telecomunicações, seguros, serviços financeiros, transporte, etc.


É difícil prever como a tecnologia de blockchain evoluirá nos próximos anos, mas assim como a Internet, ela transformará significativamente as maneiras como fazemos transações e interagimos uns com os outros.