O que é o Blockchain?

O que é Blockchain? Blockchain é uma tecnologia que permite transferir dados digitais com um sistema de codificação muito complexo e de forma segura.


Para tentarmos simplificar o entendimento, a tecnologia Blockchain é uma cadeia de blocos de informações digitais, – blocos sempre associados aos anteriores – que são gerados com um “carimbo” com data e hora específicas.


Um detalhe importante é que esta distribuição acontece de forma descentralizada, através de uma variedade de “nós” independentes. Imagine um banco de dados com milhares de cópias idênticas mantidas em vários computadores espalhados por uma rede.


blockchain o que é


Os “nós” precisam resolver equações matemáticas complexas para processar uma transação, verificando os dados anonimamente, excluindo intermediários e órgãos centralizadores.


Mas como a distribuição em vários computadores pode ser segura? Na prática, não adiantaria em nada alguém modificar um dos registros do bloco, pois as alterações deveriam ocorrer em todas as cópias presentes nos “nós”. Inviável, não acha?!


Depois que uma transação é adicionada ao bloco, ela não pode ser apagada. Uma vantagem da tecnologia blockchain, oferecendo uma imagem das origens das transações.


Exemplos de aplicações em Blockchain




A tecnologia pode registrar informações sobre transações com criptomoedas, NFT´s ou Contratos inteligentes.


Falando em criptomoedas, quando as pessoas compram, trocam ou gastam Bitcoin, Etherium ou outra criptomoeda, as transações são registradas em um blockchain.


O blockchain também está sendo usado para processar transações em moeda fiduciária, como dólar ou euro. Isso pode ser mais rápido do que enviar dinheiro por meio de um banco, pois as transações podem ser verificadas mais rapidamente e processadas fora do horário comercial normal.


Os contratos inteligentes são utilizados como no caso da liberação automática de pagamento de uma mercadoria assim que o comprador e o vendedor atenderem a todos os parâmetros especificados. Isso economiza tempo e também o custo de pagar por um intermediário, como um banco.


É difícil prever como a tecnologia de blockchain evoluirá nos próximos anos, mas assim como a Internet, ela transformará significativamente as maneiras como fazemos transações e interagimos uns com os outros.