Como preparar um Pitch de sucesso

Como sabemos, o Pitch é uma apresentação objetiva e rápida sobre uma ideia, produto ou negócio. Por isso, vamos direto as dicas de como preparar um Pitch de sucesso.

Listamos alguns perguntas que com certeza você terá que responder no pitch:

Pergunta 1 – Qual a oportunidade que você identificou?

Pergunta 2 – Qual o tamanho do mercado? Neste caso, cite a fonte de credibilidade – muitas vezes, o empreendedor foca no produto e esquece do mercado.

Pergunta 3 – Quem são as pessoas que comprarão e quem são as pessoas que usarão?

Pergunta 4 – Qual a estratégia de precificação? Se existir concorrente, qual o preço que ele aplica?

Pergunta 5 – Qual o seu objetivo estando ali? Seja para angariar investimento ou encontrar uma indústria parceira para testes da sua tese.

Lembre-se que o perfil do investidor não é linear. Assim, esteja psicologicamente pronto no seu pitch para questionamentos que não havia previsto.

pitch de sucesso

E claro, não podíamos de deixar algumas dicas que vão ajudar no seu Pitch perfeito, principalmente com investidores experientes:

Dica 1 – Nunca minta. Melhor dizer que não tem a resposta e que irá encaminhar posteriormente por e-mail.

Dica 2 – Não tem problema você citar que errou. O investidor mais experiente valoriza, desde que você tenha aprendido – mostrando o caminho do aprendizado.

Dica 3 – Sumário Executivo para entregar aos investidores – uma a duas páginas com as informações primordiais. É um resumo da apresentação ou um material adicional que queira entregar (Exemplo: pesquisa de mercado que valida a sua ideia). Nenhum investidor lê mais que 1 folha frente e verso.

Dica 4 – Não existe apenas um modelo de valuation para as startups que estão começando e não tem faturamento. Está mais centrado no quanto você realmente precisa e quanto você acha que vale o negócio. Para este caso, uma boa sugestão é focar no potencial do time e na “dor” do mercado. Mas não adianta somente apresentar um Power Point. No Brasil, o PPT não vale nada se você não tiver ao menos um MVP rodando.

Dica 5 – No Pitch, você não é obrigado a levantar dinheiro ou aceitar qualquer proposta. Se precisar de capital, realmente precisa ser através de um investidor anjo? Já pensou em ser por venda – o dinheiro mais barato -, por linha de crédito, debênture, empréstimo, dentre outros.

Acredite na sua ideia mas esteja pronto para ouvir verdades duras que são importantes no processo de maturação do seu negócio. Boa sorte com o seu Pitch de sucesso!

Leia também:

Como montar um MVP em 5 dias
Growth para Startups